VIDAS ROUBADAS– Bahia já registrou este ano 600 crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. Entre janeiro e o dia 13 de maio deste ano, 663 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram contabilizados na Bahia pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. De acordo com a delegada Simone Moutinho, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Derca), muitos deles começam ou passam pela internet.
Os números são computados anualmente no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e ficam disponíveis para os cidadãos. Neste ano, já são 202 registros de estupro e 93 de exploração sexual. Uma criança pode ser vítima de mais de um desses crimes, na mesma situação.
“Temos uma subnotificação tremenda de casos de exploração e apenas 10% de tudo que acontece é noticiado. Só 1% gera condenação. A lei do silêncio ainda é muito forte e os dados mostram isso”,afirmou a delegada. A Bahia é o quinto estado com mais notificações, que englobam diversos tipos de crimes, como estupro, exploração sexual, importunação sexual e violência sexual mediante fraude.
Entre janeiro e abril deste ano, foram contabilizados 564 casos. No mesmo período do ano passado, o número foi praticamente o mesmo: 565. Em relação a exploração sexual, quando o corpo da criança é utilizado como moeda de troca ou como forma de comercialização, os registros diminuíram em todo o estado. Segundo a Polícia Civil, comparando os primeiros quatro meses de 2023 com os de 2024, é possível perceber que os casos reduziram, tanto na capital do estado, como no interior, onde ocorre a maior parte dos crimes. Com informações do G1
CRUEL DEMAIS– Jovem é decapitado a golpes de machado no sudoeste da Bahia. Um jovem de 25 anos teve a cabeça degolada após ser retirado da própria casa nesta sexta-feira (17). O crime ocorreu no município de Itaquara, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada pela Polícia Civil como Ádrion Guirre Santos, de 25 anos. Ele foi atingido por tiros e golpes de machado.
O assassinato foi constatado inicialmente pela Polícia Militar.Segundo informações do Comando de Operações da corporação (COOPM), agentes do 19º batalhão (BPM/Jequié) foram acionados para averiguar a ocorrência em uma casa na Rua Nova, no bairro Agenor Araújo. Ao confirmar o crime, os PMs isolaram a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização da perícia.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia Territorial da cidade (DT/Iraquara). Até o momento, autoria e motivação ainda são desconhecidas.
HISTÓRIA CABULOSA –Conquista: Homem, ex-mulher e polícia; saiba como terminou a história. Durante patrulhamento no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista, o Esquadrão de Motociclistas Falcão recebeu informações sobre uma mulher de vestido rosa que havia apontado uma arma para um homem, o qual fugiu do local. A suspeita foi avistada sentada no mesmo bairro. Na abordagem, ela confirmou que tinha apontado a arma, esclarecendo que se tratava de uma réplica e que o homem era seu ex-marido.
Ao ser questionada sobre o paradeiro da réplica, a mulher informou que estava em sua residência, na mesma rua do bar, juntamente com uma moto branca roubada. Parte da guarnição dirigiu-se à residência, onde encontrou uma moto preta no passeio, que ao ser consultada no sistema, revelou restrição por roubo. Ao bater na porta da casa, os militares ouviram um cachorro latindo e barulho de telhas quebrando. Um adolescente abriu o portão e, no corredor da residência, foi avistada uma moto branca Yamaha Factor 125, também com queixa de roubo. A réplica da arma não foi encontrada. Populares relataram que três indivíduos pularam o muro e saíram pela frente da casa, entrando em um carro branco e fugindo. Diante dos fatos, a mulher foi conduzida ao DISEP, juntamente com os dois veículos recuperados.
TRAGÉDIA NA REGIÃO – Tragédia em Itambé: Casal de itambeenses morre em grave acidente na BA-263. Um trágico acidente abalou a comunidade itambeense, na noite deste domingo (19). Um casal de jovens moradores de Itambé morreu após uma colisão frontal entre uma moto e um veículo de passeio, ocorrido na BA-263.
A tragédia ocorreu por volta das 19:00h, em uma curva, nas proximidades da entrada de acesso ao distrito de Campinarana,há aproximadamente 6km da sede, trecho pertencente ao município de Itambé. O casal Isaac Oliveira Santos e Tamires Rocha de Oliveira, 34 anos, retornava para Itambé em uma motocicleta, quando foi atingido frontalmente por um carro, conduzido por um morador de Itapetinga, de 21 anos.
Com a violência da colisão, Isaac e Tamires sofreram gravíssimas lesões e morrem na hora. O Samu esteve no local, mas infelizmente só constataram o os óbitos. A Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual registraram a ocorrência. O condutor do veículo sofreu apenas escoriações leves e não precisou ser levado ao hospital. Ele deve prestar esclarecimentos à polícia para que seja determinada responsabilidade que ocasionou a tragédia. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal, em Itapetinga, por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica.