MÁFIA DO GÁS – MPBA e SSP prendem acusados por homicídio de comerciante de GLP de Santo Estêvão.
Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (10), durante a ‘Operação Agno’,deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Eles foram denunciados pelo homicídio qualificado de Agnelo Vilela Oliveira, conhecido como Agno, no dia 3 de julho de 2023, no município de Santo Estêvão.
Outras quatro pessoas, entre elas dois policiais civis, foram acusadas por extorsão mediante sequestro contra a mesma vítima praticado quase dois meses antes, em 6 de maio do ano passado. Os policiais foram afastados das funções pela Justiça a pedido do MPBA. As denúncias tramitam sob sigilo. Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPBA, os sete integram organização criminosa que quer dominar o mercado. O objetivo é eliminar a concorrência no comércio de água e de gás de cozinha (GLP) na região.
Agno foi morto com tiro de arma de fogo na cabeça, sem chance de defesa, enquanto trabalhava no comércio da família.Quanto ao crime de extorsão mediante sequestro, as apurações apontam que a vítima foi levada por policiais civis e mantida em cárcere nas dependências da Delegacia de Polícia de Santo Estevão até o pagamento da quantia de R$ 2 mil.
Além das prisões, realizadas nos municípios de Salvador, Simões Filho e Salinas das Margaridas, foram cumpridos, também, pelas equipes do Gaeco e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) da SSP, quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Feira de Santana, Santo Estêvão e Salinas. Foram apreendidos celulares, documentos, armas e munição. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Santo Estêvão.
Fonte: Ascom/SSP-BA
CPF CANCELADO – Suspeito de Homicídio e Tráfico Morre em Confronto com a Polícia em Ubaitaba.
Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, um homem suspeito de homicídio e tráfico de drogas morreu em confronto com policiais da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Cipe Cacaueira, no bairro Zitão, em Ubaitaba.
De acordo com informações da Polícia Militar, as agências de inteligência das unidades policiais haviam identificado a presença do suspeito, conhecido apenas como André, na localidade.Ao se aproximarem do local, as guarnições foram recebidas a tiros. André, então, entrou em uma residência, fez uma jovem refém e a obrigou a transmitir a situação ao vivo nas redes sociais.
Após tentativas de negociação, o suspeito empurrou a jovem, sacou uma arma da cintura e disparou novamente contra os policiais e a vítima. Em resposta, os policiais revidaram, atingindo André. Ele foi socorrido e levado ao Hospital de Ubaitaba, onde foi constatado o óbito. A jovem, que sofreu ferimentos leves, também foi socorrida e passa bem. Durante a operação, a polícia apreendeu uma pistola calibre 380, munições de diversos calibres, além de maconha, cocaína e crack. A ação reforça o compromisso das forças de segurança em combater o crime e garantir a segurança da população.
EM CONQUISTA–Garota sofreu tentativa de assassinato.
No início da tarde desta terça-feira (10/09), por volta das 14h30, a Polícia Militar, através da 78ª CIPM,foi acionada pelo CICOM para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio nas proximidades do Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, no bairro Kadija, em Vitória da Conquista.
Ao chegar ao local, a guarnição encontrou a vítima com duas perfurações, aparentemente causadas por disparos de arma de fogo. A vítima informou que o autor do crime seria um indivíduo conhecido dela. Imediatamente, o SAMU foi acionado e prestou socorro, conduzindo a vítima ao Hospital de Base para receber atendimento médico.
A Polícia Militar já identificou o atirador e está em diligências na tentativa de capturá-lo.Até o momento, as motivações do crime ainda não foram esclarecidas. O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista. Mais informações serão divulgadas à medida que a investigação avança.