Já se vão longe os tempos em que o patriotismo e o respeito a um dos símbolos nacionais mais importantes começava nas escolas do chamado ensino fundamental (o antigo primário). Quem não se lembra de chegar cedo a escola e ter como primeira atividade sempre na segunda-feira ficar de pé com todos os demais alunos e professores e cantar o Hino Nacional Brasileiro? As vezes dava aquela preguiça por conta do sol da manhã ou da tarde, mas que era um bonito ato, isso era.
Com a extinção de matérias importantes para a formação do futuro cidadão como a EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política do Brasil) o costume do hino nacional também foi deixado de lado. Recentemente, com movimentos mais nacionalistas no país algumas coisas boas estão voltando inclusive por iniciativa dos diretores de escolas.
Em Macarani, um bom exemplo foi dado nesta segunda-feira 21/02 pela direção da EMAAP (Escola Municipal Autímio Altamira Pires), que antes de iniciar as atividades da semana reuniu os alunos e os colocou para entoar o Hino Nacional Brasileiro. Para a atividade extra classe, foi convidada a Guarda Mirim de Macarani, que sob o comando do Professor Marcelo Nascimento passou aos alunos noções de comportamento e postura durante a apresentação.
Nós doRGBAHIAnão mantivemos contato com a direção da escola, mas o Professor Marcelo disse acreditar que a atividade cívica passará a ser realizada toda segunda-feira. Bela iniciativa da direção da EMAAP e um ótimo exemplo a ser seguido.