Como se não bastassem os problemas que estamos enfrentando com recessão econômica, medo de coronavírus, pressão psicológica de todo tipo que nos coloca em isolamento social, ainda temos que conviver com todo tipo de irresponsabilidade e atos criminosos de golpistas de todo o tipo.
Nesta quarta a produção do RGBAHIA, recebeu de uma internauta a foto em que cita duas crianças que moram na periferia da cidade e cujos pais são alcoólatras e as deixam abandonadas. A foto faz parte de uma suposta campanha para arrecadar roupas e calçados para estas crianças. A internauta queria saber se a campanha era verídica e como fazer para doar os itens solicitados.
O que choca é ver que a publicidade faz uso da imagem de uma criança que provavelmente nem mora em Macarani, e, além disso, não tem endereço para onde enviar as doações ou telefone para contato. Apenas cita no final da foto uma entidade ou empresa agradecendo pela doação denominada de XPRORED.
Ainda bem que devido à falta de informações sobre telefone ou local para entrega dos materiais solicitados ninguém terá como cair no golpe. E se for uma brincadeira de mau gosto, quefique o responsável (ou responsáveis) pela atitude de muita irresponsabilidade informado que: usar imagem de criança nesse tipo de publicidade é crime e dá uma boa temporada na cadeia de acordo com o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente – ECA.
Só para lembrar, neste momento a única campanha de solidariedade que está sendo oficialmente realizada na cidade é a campanha de arrecadação de alimentos para famílias carentes que estão passando necessidade devido ao confinamento em casa. E esta campanha está sendo realizada pela ONG Eu Luto Pela Paz através da Guarda Mirim de Macarani.