Na próxima terça-feira 02 de novembro, os macaranienses que reverenciam os entes queridos que já não estão mais no plano terreno, deverão ir ao Cemitério Público Municipal celebrar o Dia de Finados. Em anos anteriores, os visitantes só tinham a lamentar o estado em que se encontrava o cemitério da cidade, que apresentava um quadro de total abandono, com o matagal tomando conta do campo santo e para quem ia mais para o final da tarde a visita era curta por conta da falta de iluminação.
Este ano a situação será totalmente diferente. A Prefeita Selma Souto atendendo ao clamor da população, e ao indicativo da Vereadora Edilene Maria (Dila), determinou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que fosse realizada uma reforma emergencial no Cemitério da cidade e que também fosse colocada iluminação.
Em breve haverá uma reforma mais ampla, inclusive com a construção de um ossuário que deveria ter sido construído em 2018 por acordo do ex-prefeito com o Ministério Público, mas que na verdade nunca foi cumprido pelo ex-gestor.
Por enquanto foi restaurado o muro que estava quase desabando, consertado o portão de entrada, feito a limpeza das alas e do entorno das sepulturas e também colocada a iluminação. Com certeza quem for no próximo dia 02 de novembro ao campo santo, irá encontrar o local de descanso daqueles que se foram com uma visão bem mais agradável.
Além da reforma mostrar o respeito a quem ali repousa, a quem vai visitar e prestar homenagens aos entes queridos, a vizinhança com certeza vai se sentir mais segura, uma vez que devido a escuridão a noite e ao matagal o cemitério servia aos marginais e traficantes que utilizavam a área como esconderijo e boca de fumo, vandalizando inclusive as sepulturas. Acreditem! Tem gente que acha que a iluminação é piada. Será porque hein? Ouçam o áudio que enviaram ao RGBAHIA.