Leitores do RGBAHIA, ligaram nesta quinta-feira para a nossa redação indignados com a última matéria publicada ontem no site, matéria em que contamos como um gesto de cidadania e boa vontade pode fazer a diferença ou modificar a mentalidade das pessoas de uma cidade. A matéria fazia total referência a Praça do Bairro Novo Horizonte, e citamos nela o gesto do empresário Iranilson Antunes que construiu um calçadão em parte do entorno da Praça, e preserva as árvores existentes no local.
Também atribuímos ao mesmo a construção do campo de travinhas na praça que se tornou área de lazer para as crianças da localidade. Mas, as pessoas que nos ligaram indignadas, nos pediram para corrigir as informações, e que contássemos a verdadeira História da Praça e suas árvores.
Segundo as informações apuradas pela nossa reportagem, o funcionário do SAAE de Macarani, Jonys Reis Santos, um dos primeiros moradores do entorno da Praça foi quem começou o plantio das árvores no entorno da área, inclusive árvores frutíferas e amendoeiras contando com a ajuda do seu filho ainda pequeno e que hoje é um jovem.
Sobre o campo ou quadra de travinhas, também foi Jonys que conseguiu os pneus em oficinas, borracharias e pedindo doações a comunidade também com a ajuda do seu filho e conseguiu a quantidade suficiente para fechar a área. Por um certo tempo, Jonys Reis até montou uma caldaria e um ponto de espetinho e lanchonete na área onde pelo fato de não vender bebida alcoólica passou a ser uma espécie de espaço gospel na cidade. Infelizmente hoje o comércio não existe mais.
Claro, que fazendo Justiça ao pioneirismo de Jonys Reis, não estamos tirando os méritos de Iranilson ou de outros moradores que hoje procuram preservar a Praça, ao final o que conta aqui é o exemplo de cidadania e boa vontade dessas pessoas.