Apesar de inicialmente o anúncio feito na última segunda-feira 1º, de que a médica que atende no Posto de Saúde da Família – PSF Hermes Muniz em Itabaí possa ter passado a ideia de que o caso poderia ser contabilizado como ocorrido em Macarani, os órgãos de Imprensa que noticiaram dessa forma o fato, com toda ética logo fizeram erratas e justificativas, porque a médica em questão reside em Itapetinga e a contaminação ocorreu naquele município, e ela havia sido testada positiva desde o dia 21 de maio.
Com isso, Macarani até ontem só contabilizava até o agora o caso de seu Júlio Silva que faleceu em Vitória da Conquista, e que ainda levanta muitas suspeitas sobre como e onde ele foi contaminado. Mas, o fato é que a médica que mora em Itapetinga e atende em Macarani apenas no Distrito de Itabaí, apresentou resultado positivo no teste, e, considerando o tamanho de Itabaí e a proximidade natural de pessoas nestas localidades onde todos formam praticamente uma só família de avós, filhos, netos primos tios e padrinhos a situação é muito preocupante e de alerta máximo.
Na última segunda-feira à noite na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o Vereador Jucilande Rocha, chamou a atenção para esse fato e pediu que além dos procedimentos de isolamento dos funcionários do PSF que tiveram contato com a médica, também fossem observados os pacientes que nos últimos 15 dias passaram pelo atendimento médico no Posto. Mas, o pedido mais importante, foi de que o teste fosse feito em todos os moradores do Distrito.
O Vereador André Ferraz, irmão do Prefeito e que atua na área da saúde, anunciou medidas que serão ou estão sendo aplicadas apenas para os funcionários e pacientes. Tomara que os Kits testes adquiridos pelo Prefeito, sejam suficientes para atender Itabaí que deveria estar sob total isolamento, inclusive com barreiras sanitárias em todas as suas entradas. Assistam no vídeo o que disseram os dois Vereadores.
Um comunicado nesta terça-feira do Prefeito Miller no seu Facebook, informa que apenas as medidas anunciadas pelo Vereador André Ferraz foram adotadas. O que significa que contempla apenas uma pequena parcela da população de Itabaí. E convenhamos: neste caso o risco é muito grande.