Com poucas ações concretas da administração municipal, os moradores e muitas vezes amigos do Distrito de Itabaí (Corgão) tomam para si as responsabilidades que deveriam ser de competência da administração municipal que tem negligenciado suas obrigações para com o maior Distrito do município de Macarani. (Continua depois da Publicidade)
E olha que existem em Itabaí correntes políticas antagônicas como por exemplo: o grupo do ex-vereador José Carlos Lima (Zezé) e o grupo do atual Vereador Jucilande Rocha, que inclusive em declaração recente ao RGBAHIA, disse que poderá não entrar na disputa pela reeleição no próximo ano, mas que poderá apoiar um nome novo para representar o Distrito na Câmara.
O que essas duas correntes têm em comum? Os dois líderes, tanto Zezé quanto Jucilande estão mais para opositores a administração ruim do atual Prefeito e independente da adversidade política tendem a dividir o mesmo palanque em 2020 na disputa por uma vaga na Câmara.
Mas na hora de cuidar do Distrito, seja para limpar o cemitério abandonado, cuidar do campo e da quadra, construir algo de benefício da população as divergências políticas desaparecem e surge a união dos moradores.
A mais recente atividade coletiva dos moradores de Itabaí, é a construção de banquinhos em locais de concentração da turma para que eles possam sentar e bater papo com tranqüilidade. O último desses banquinhos foi construído em frente ao Bar de Zé Lâmpada, tradicional local de concentração da turma do bate papo.
Antes disso, vários banquinhos foram construídos na Praça principal do povoado onde também os moradores fizeram e mantém um lindo jardim. E enquanto a Prefeitura nada faz, Itabaí vai dando exemplo de como se faz enquanto aguarda 2020 para dar a merecida resposta ao Prefeito Miller Não Faz.