
“Bem, depois de muito tempo, de certa forma foi uma conquista, não é uma viatura nova, mas a vida de um Guarda Civil Municipal é sempre lutar por reconhecimento, seja dos governantes, seja da sociedade. Porque existe muita cobrança, criticas e pouco apoio, mas quem é que quer vida fácil não é?”
Essas são as palavras do Guarda Civil Municipal de Macarani, Heber Alessandro, também ex-comandante da GCM, ao falar sobre a viatura da Guarda que já está plotada e com giroflex (luzes de alerta e sirene) instalados. O veículo ficou durante o final de semana estacionado em frente ao Comando da Guarda, na Avenida Getúlio Fernandes no Marjorie Parque.
Oficialmente a viatura ainda não foi entregue, porque com certeza o Prefeito Miller Ferraz, vai querer fazer toda uma cerimônia de entrega do veículo, com direito a discurso e tudo o mais que pregam as regras de ano pré-eleitoral. Só não pode esquecer que essa é uma cobrança principalmente dos vereadores tanto da base quanto da oposição, com destaque para o Vereador Gláuber Costa, que há muito tempo vem cobrando na Câmara a viatura com identificação e o sistema de alerta.
Importância da VTR: VTR plotada é uma obrigação de cada instituição, pois é através dessa identificação que a população pode monitorar o serviço da GCM e quando for o caso solicitar um apoio. Quanto ao giroflex, é um mecanismo eletrônico para que os integrantes da guarnição possam falar para a sociedade em que estágio está o seu serviço. Exemplo: se só as luzes estão ligadas trata-se de uma ronda normal, se só a sirene está ligada, então é pedindo passagem, mas se as luzes estão ligadas e a sirene está ligada é porque estão em diligência e precisando ser o mais rápido possível para resolver uma situação grave ou mesmo salvar alguma vida no caso de SOS (pedido de socorro).
