Sem ser realizada por conta da Pandemia de Covid 19 em 2020 e 2021, a tradicional Cavalgada de São Pedro volta com tudo neste ano de 2022 e chega a sua 55ª (quinquagésima quinta) edição oficial sob o comando da Igreja Católica através da Paróquia de São Pedro.
Mas, a cavalgada é uma tradição bem mais antiga do que 56 anos, a história remonta aos tempos em que Macarani não nem emancipada. A rotina é a mesma há quase cem anos, iniciada lá no começo do século passado pelos pioneiros fundadores da cidade de Macarani e passou de pai para filho em quase um século de tradição religiosa, popular e cultural.
Os cavaleiros e amazonas, homens mulheres adultos, jovens e crianças em suas montarias enfeitadas e muito bem organizadas em seus propósitos, invadem a cidade passeando pelas ruas e levando ao povo a alegria da Cavalgada em Homenagem a São Pedro.
Até bem pouco tempo a cavalgada era realizada no dia 29 de junho, dia do Padroeiro, mas por adequação a programação religiosa e por questões de segurança nos últimos dois anos o desfile passou a ser realizado na véspera, dia 28 de junho. E olhem quem está chamando para a festa dos vaqueiros mais tradicional da região.
Segundo comunicado da comissão organizadora, a saída acontecerá as 15h00 saindo do Parque Zé Caixeiro. As festividades e celebrações marcam o encerramento do novenário ao Santo Padroeiro de Macarani nos 77 anos da Paróquia de São Pedro.