Desde esta quinta-feira (12), a Bahia se tornou oficialmente “Um estado de alegria”, com a entrega simbólica das chaves do Carnaval 2026 ao Rei Momo Neto Rodrigues. A cerimônia, realizada no Campo Grande — Circuito Osmar —, contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador-geral da festa, Geraldo Júnior, além de secretários estaduais, autoridades e artistas. “O Carnaval da Bahia é, antes de tudo, um carnaval do cuidado com todos aqueles que fazem a festa acontecer. Precisamos realizar uma folia de paz, inclusão e alegria, com responsabilidade, segurança e organização”, destacou Jerônimo.



O governador ressaltou ainda o impacto positivo da folia, apoiada pelo Estado, na capital e em mais de 150 municípios baianos, com reflexos diretos nos setores do turismo, dos serviços, da economia criativa e na geração de emprego e renda. “Na capital e no interior, a ocupação hoteleira chega a cerca de 90% em diversas regiões turísticas, como o Litoral, a Chapada Diamantina e o Oeste do estado”, afirmou. No circuito, Jerônimo Rodrigues e o coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2026, Geraldo Júnior, prestigiaram as apresentações de Luiz Caldas e Daniela Mercury, atrações apoiadas pelo Governo da Bahia. Também estavam na programação Escandurras e Sambaiana.

“O Carnaval da Bahia é resultado de um trabalho integrado entre diversas secretarias e órgãos estaduais, garantindo segurança, inclusão social e valorização cultural. Nosso compromisso é assegurar que baianos e turistas aproveitem a festa com serviços públicos funcionando de forma eficiente”, afirmou Geraldo Júnior.
No circuito Barra-Ondina, o público também acompanhou apresentações de Thiago Aquino, Ludmilla, Carlinhos Brown, Os Mascarados, Tatau, Cheiro de Amor e Hiago Danadinho.













