Faltando exatos 40 dias para o início das convenções partidárias que irão definir os futuros candidatos a prefeitos e vereadores de todo o Brasil, o país vive a expectativa das eleições mais atípicas desde 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal e teve fim o ciclo do mandato de seis anos dos Prefeitos e vereadores que haviam sido eleitos em 1982.
Quando falamos em eleições atípicas, nos referimos ao fato de que em tempos de pandemia do Covid, é uma incógnita completa a maneira como a campanha eleitoral será conduzida devido ao distanciamento social que deverá impedir comícios em praça pública. De 20 de julho a 05 de agosto, ocorre o período em que todas as convenções devem ser realizadas com o dia 15 de agosto sendo o último dia para registro de candidaturas.
Neste momento o pré-candidato mais natural da cidade que é o Prefeito Miller Ferraz, vive entre ações anunciadas de combate ao Covid 19 e sobre muitas divergências e questionamentos quanto a eficácia destas ações e onde estão sendo aplicados os recursos que chegam. Também continua sendo o prefeito de nenhuma obra concluída em três anos e meio de mandato.
Zeneldo Matos, sempre apontado como pré-candidato mas nunca dando nenhuma declaração oficial sobre o assunto, ao que parece está mais para, juntamente com seu Adilsom Passos, continuar exercendo a função de líderes da oposição mas sem ir diretamente para a disputa. Mas, eles estão sempre envolvidos em campanhas solidárias de apoio aos mais carentes nesses tempos de pandemia, só que fazem isto desde que chegaram a Macarani e sem qualquer objetivo político, sendo ações de filantropia mesmo.
O ex-prefeito Armando Porto, está praticamente fora do jogo devido a reprovação das suas contas que parece iminente e quase irreversível. No dia 22 de junho teremos o desfecho dessa polêmica, então caso não ocorra um milagre, ele deverá ser apenas um influenciador no processo de escolha do candidato ou candidata da oposição.
Sem nenhum impedimento legal, o ex-prefeito Nogueira, atualmente divide sem tempo entre Macarani e Corumbau, onde tem seus negócios como empresário do setor de turismo e precisa preparar a casa para a temporada de verão 2020/2021, mas em períodos de 15 dias lá e 15 dias aqui, ele está sempre em pré-campanha na cidade.
Quem não deu mais nenhuma pista sobre suas intenções é o ex-deputado Dr. Heraldo Rocha, que também não descartou suas intenções, mas desde abril de 2018 quando esteve em Macarani pela última vez nunca mais voltou a cidade. Ele realmente é uma incógnita por si só.
E assim, aguardamos o desenrolar dos aconecimentos que devem ter capítulos mais quentes a partir de 22 de junho véspera de acender a fogueira dos festejos juninos.