No início da noite desta segunda-feira 06/05, a Polícia foi acionada para atender uma chamada dos moradores da Rua Manoel Caires no Bairro Guaruja, para investigar uma residência em que o morador não era visto à alguns dias pelos vizinhos que manifestaram preocupação. Inicialmente compareceu um Policial Civil que também chamou a Polícia Militar que compareceu imediatamente ao local.
Como as portas estavam trancadas, os policiais tiveram que arrombar a porta de entrada para ter acesso a residência. Infelizmente encontram o corpo do morador Aguinaldo Batista dos Santos caído ao chão e sem vida, inclusive pelo odor que exalava tudo indicava que já estava morto há algum tempo e o corpo estava entrando em estado de decomposição.
O DPT de Itapetinga foi chamado, a Polícia Militar preservou a área até a chegada da Polícia Técnica, que removeu o corpo para o IML em Itapetinga a fim de realizar a autópsia e determinar a causa da morte. Como não havia sinais de que Aguinaldo tivesse sofrido violência física, a suspeita é de que o mesmo foi morto em conseqüência de causa natural.