Tem que ser mesmo na base da paciência e do sacrifício, por isso não se pode deixar de reconhecer e destacar os esforços da equipe de Saúde do Município de Macarani que tem se desdobrado em conseguir vacinar o máximo de pessoas contra o Covid 19 todos os dias. E quando se pensa que vai melhorar, eis que surge um novo problema que atrasa o cronograma e atrapalha todo o esquema montado pelos profissionais da área da saúde.
Nesta quinta-feira 06/05, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e da Assessoria de Comunicação – ASCOM, emitiu um comunicado esclarecendo que devido a falta da vacina Coronavac as pessoas que deveriam estar tomando a segunda dose precisarão aguardar mais um pouco. Esse “pouco”, termina Por comprometer o planejamento elaborado com tanto cuidado uma vez que lá na frente vai tumultuar com a coincidência de datas de outros pacientes.
Mas porque a Coronavc? Também é preciso esclarecer que atualmente o governo da Bahia e o Ministério da Saúde têm liberado para os estados e municípis apenas dois tipos de vacina: Astrazêneca e Coronavc, (coronavc está atrasada em todo o país) e se a pessoa recebeu a primeira dose de um tipo, não pode receber a segunda dose de outro tipo porque as fórmulas e efeitos são diferenciados.
A Coronavac garante na primeira dose um período de proteção menor, cerca de 60 dias no máximo de intervalo para a segunda dose, enquanto que a Astrazêneca garante um máximo de 90 dias (ao tomar a segunda dose do mesmo tipo a proteção é permanente). O ideal é que viesse apenas um tipo de vacina, mas não é assim que funciona e o Município fica de mãos atadas porque não tem nenhuma autonomia para determinar se quer receber essa ou aquela vacina. Então, é esperar e orar para que a Coronavac seja enviada logo para a nossa cidade.