Nos últimos anos a situação tem se repetido na região. Quando as temperaturas começam a aumentar, a primeira preocupação de cidades como Potiraguá, Itarantim, Encruzilhada entre outras, é a questão da falta d’água nos reservatórios que comprometem o abastecimento da população.
Esse ano, uma das cidades que já apresenta situação crítica é Ribeirão do Largo, onde o SAAE está pedindo a população que economize água. Fotos publicadas em redes sociais mostram a situação crítica do reservatório e caso a situação não melhore com as chuvas que estão sendo aguardadas já neste mês de outubro, a tendência é que o Prefeito Rebinha declare estado de emergência.
Potiraguá e Itarantim, duas cidades que já travaram até uma disputa pela água, também voltam a entrar na lista dos Municípios em que o desabastecimento pode levar ao estado de emergência. Em Macarani, o abastecimento ainda não está comprometido, mas o SAAE também começa a adotar medidas preventivas e deverá iniciar uma campanha alertando o consumidor para a necessidade de economizar água.