Após três dias de atividades em que a população foi estimulada a comparecer aos Postos de Saúde da Família (PSF), para se submeter ao exame de testagem rápida, a Secretaria de Saúde de Macarani viu aumentar o número de novos casos de Covid 19 no Município.
No primeiro dia da Força Tarefa 31 de janeiro, o número de casos detectados chegou a 49 e ao final da ação que se encerrou no dia 12 os novos casos notificados chegaram a 53. Se considerarmos que foram realizados 600 testes rápidos entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro, descontados oito casos que estavam já em monitoramento no trabalho de rotina, a situação não é tão assustadora, mas também não deixa de manter aceso o sinal amarelo de alerta na equipe da Secretaria de saúde que emitiu a seguinte nota:
“Após a força tarefa de testagem rápida promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Macarani nos dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, foi possível a identificação de 53 casos ativos para Covid-19 em nosso município. Os casos já estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. É importante neste momento continuarmos com os cuidados e medidas de proteção como, distanciamento social, uso constante de álcool em gel 70% e uso da máscara. Vamos todos nos proteger!”
Os testes foram realizados no PSF Landulfo Fernandes anexo a Secretaria de Saúde e no PSF Ermita Pessoa no Marjorie Parque, mas a Vigilância Epidemiológica deverá realizar uma segunda Força Tarefa para o PSF João Bosco no Bairro Benito Gama e José Baltazar Silveira no Guarujá.