Com o tema “Escola e Família: como desenvolver uma relação com responsabilidade e compromisso?”. começa nesta quarta-feira 06/02 a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Macarani. Esse ano, ao contrário dos anos anteriores em que a preparação para o ano letivo era feita em um ambiente único com duração de três a quatro dias e palestrantes renomados da educação baiana e até nacional, cada escola terá que se virar para fazer sua própria jornada dentro do tema definido.
A Escola Autímio Altamira Pires (EMAAP), por exemplo: convidou e a Professora aposentada, Isabel Cristina, pós-graduada em letras que aceitou de forma voluntária (sem remuneração), participar da jornada como palestrante. E olha que a agenda dela está lotada com palestras agendadas para Barra Do Choça, Ribeirão do Largo e outras cidades para as quais foi contratada.
De novo?Pois é, quando falamos em problemas vêm sempre a tona os salários. Ontem o Prefeito pagou o terço de férias aos profissionais da educação que ameaçavam nem irem à jornada, mas, enquanto alguns municípios pagaram um 14ª salário aos educadores com as sobras do FUNDEB, aqui nem se fala no assunto porque ninguém quer dividir o bolo.
Os profissionais de apoio, os contratados que foram dispensados no mês de novembro só receberam salários até setembro. Na verdade, eles tem exatos 45 dias a receber de salários de outubro e parte de setembro. Estão calados porque ainda esperam receber e também serem novamente contratados para 2019.
O flagrante do internauta mostra a situação no pátio externo da Creche Antônio Beirão, onde o mato está tomando conta. Em tempos de cobra cascavel para todo lado, imagine o perigo!
E é assim que começa o nosso ano letivo, 2019 já entra reprovado no conceito.