Com foco nas melhorias dos indicadores da educação pública baiana a partir da implementação de políticas territoriais, o governador Jerônimo Rodrigues participou nesta segunda-feira (15), no Hotel Fiesta, em Salvador, da abertura do Fórum Extraordinário Undime Bahia 2024. O evento, que tem como tema “Aprendizagens na Educação Pública como epicentro das políticas educacionais para formação dos sujeitos do agora e do futuro”segue até o dia 17 de julho com a reunião de 1.200 dirigentes, conselheiros e gestores escolares das secretarias da educação dos municípios baianos.
Palestras, exposição de painéis e conversações compõem a programação do fórum promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). De acordo com o governador, as estratégias elaboradas a partir deste encontro vão garantir a consolidação de aprendizagens nas unidades de ensino para crianças, jovens e adultos. “A educação precisa de um grande movimento como esse. É preciso unificar as ações, o planejamento, o orçamento dos entes federativos, e dentro dos governos municipais é preciso que as secretarias dialoguem. A nossa função enquanto gestores em educação é ser resolutivo. Participo desse evento animado, por saber que estamos trabalhando juntos por uma educação pública de qualidade”, salientou.
Para a secretária da educação do Estado Rowenna Brito, a parceria entre a SEC e a Undime “é uma agenda de colaboração. Estado e municípios caminhando juntos e construindo políticas públicas da educação e alinhando a agenda estratégica, como a alfabetização da criança na idade correta, a de jovens e adultos e o nível de aprendizagem deles”, afirmou. No local, a SEC também participa do Plantão de Atendimentos Institucionais e Governamental, junto ao Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para prestar assistência aos profissionais da educação.
O espaço do fórum também está sendo utilizado para compartilhar conhecimento. “Estamos trazendo pautas muito caras para a educação da Bahia, que tratam do fortalecimento do regime de colaboração e do trabalho intersetorial com outras secretarias e demais órgãos. O pilar deste fórum é a educação dos nossos alunos. Um processo de ensino e aprendizagem na escola”,comentou o presidente da Undime Bahia, Anderson Passos.
Dentre os temas abordados durante os três dias do evento também estão o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023: para além do tempo, as dimensões do ser (cognitiva, física emocional, social, cultural e política); Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA): monitoramento, avaliação das atividades e resultados já alcançados após um ano de lançamento do CNCA; Os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital; Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. A programação completa pode ser consultada no link: https://undimebahia.com.br.
“Nossos professores foram selecionados para apresentar suas experiências em Brasília, na Embaixada do Reino Unido e também no Ministério Público, em Salvador. Trata-se de um trabalho de fortalecimento da identidade e também da cidadania digital, porque hoje vivemos na era da tecnologia e precisamos ensinar meninos e meninas a usá-la para o bem. A partir dessa experiência, outros municípios também podem implantar em suas escolas”, explicou a secretária municipal.