O que muita gente nos grupos deWhatsApp e outras redes sociais levou como uma gozação, dando risadas e tripudiando sobre a situação, foi na verdade uma tentativa de golpe e configura crime contra a economia popular.Nesta segunda-feira 24/06, um áudio supostamente atribuído ao empresário Nito do Gás que circulou pelo zap e outras redes sociais, dava conta de que o empresário havia recebido um comunicado da Petrobrás anunciando que a refinaria Landulfo Alves na Bahia estaria fechando devido ao Coronavírus e que haverá desabastecimento nos próximos dias. Por isso as pessoas deveriam abastecer de imediato seus botijões vazios.
Felizmente pessoas mais responsáveis e sensatas,que inclusive trabalham em outras distribuidoras de gás na cidade como Givaldo Novaes (Toshiba) da Júnior Gás e Brehmer Carvalho da Jarbas Gás, se preocuparam em tranquilizar as pessoas dizendo que o abastecimento está normal e que não é preciso correria dos consumidores em busca pelo produto. No mais, no áudio que os senhores vão conferir ao final da matéria, o suposto autor da informação cita um vídeo que ninguém viu, e em nenhum veículo de informação do estado da Bahia ou do Brasil foi veiculada tal notícia.
Só para alertar o autor do áudio:“A lei de crimes financeiros criminaliza a prática de divulgar informação falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituição financeira, com a pena de reclusão de dois a seis anos e multa.”
“A regulamentação sobre recuperação judicial de empresas estabelece o crime de divulgar ou propalar, por qualquer meio, informação falsa sobre devedor em recuperação judicial, com o fim de levá-lo à falência ou de obter vantagem, fixando as balizas da pena entre dois e quatro anos de reclusão, além de multa.”
E é bom chamar a atenção das autoridades para ficarem atentas a esse tipo de atitude altamente prejudicial à população. As medidas restritivas do Prefeito Miller e sua equipe de saúde, tem sido muito eficazes e bem aceitas, mas proteger o cidadão nessas horas significa muito mais do que publicar portaria e editar regras. Significa não deixar que coisas como essas aconteçam impunemente. Para tirar as dúvidas, ouçam o áudio que foi divulgado clicando no play abaixo.