Nesta segunda-feira 10/02 foi iniciado o ano letivo em Macarani na rede municipal de ensino. O ano letivo já foi iniciado a meia boca, uma vez que não houve a tão importante Jornada Pedagógica por conta do estado de Greve dos professores que nos dois dias programados 05 e 06/02 para a jornada eles estavam na Prefeitura tentando fechar um acordo com o Prefeito sobre reajuste salarial.
E o que estava ruim se apresentou muito pior. O estado de conservação das escolas da rede municipal e ensino que vinha sendo denunciado nas redes sociais como carentes de manutenção e pintura, se revelou de total degradação, abandono e desrespeito para com estudantes e professores que infelizmente terão que passar o ano dentro de recintos caindo aos pedaços, sem higiene, telhados quebrados e um risco enorme de acidentes.
“É imoral, é absurdo, e vergonhoso! Como irei deixar meu filho vir estudar numa espelunca dessas? O Prefeito deveria ter vergonha na cara em nos proporcionar uma visão terrível dessas no início do ano letivo, nunca vi tamanha falta de respeito em minha vida para com os estudantes dessa cidade!”Foi a reação de Dona Marinalva Sousa Almeida, que foi levar seu filho a escola no primeiro dia de aula e que representou a surpresa de todas as mães ali presentes.
E se alguém pretendia tapar o sol com a peneira tentando defender o indefensável, fotos enviadas pelos próprios pais ao RGBAHIA ou publicadas em grupos do Facebook e no WhatsAppnão deixam dúvidas quanto a situação observada pela Dona Marinalva.
Pode piorar?Infelizmente pode sim. Na próxima quinta-feira 13/02 os Professores deverão fazer a penúltima parada programada pela Jornada de Luta, caso o Prefeito Miller Ferraz, continue se negando a atender o pedido de reajuste salarial da categoria de 12% para que seja equiparado ao piso nacional. Se isso ocorrer, haverá mais uma parada de advertência na próxima semana e se continuar no mesmo tom, aí haverá greve por tempo indeterminado.
E esse é o resultado de três anos da administração “Novos Tempos” do Prefeito Miller Ferraz, o gestor que levou Macarani a 77 anos de atraso em sua História.