É preocupante sim, e muito! Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a Secretaria de Saúde do Município de Macarani divulgou o primeiro boletim informativo sobre a situação da cidade em relação aos números do Covid 19, o que não era feito desde o dia 17 de novembro, data da última divulgação feita pela Secretaria ainda sobre o comando da administração passada.
E se, daquela data até aqui o número de casos confirmados se manteve estável, o mesmo não se pode dizer do número de mortes em consequência do Coronavírus. De lá para cá, o número de vítimas da doença mais do que dobrou em apenas dois meses, passando de sete casos de óbitos confirmados entre 26 de maio quando foi registrada oficialmente a primeira morte até 17 de novembro quando foi divulgado o último boletim para dezesseis casos confirmados de mortes nesta segunda-feira.
Os números ultrapassam 100% no aumento de casos, e mostram que as pessoas realmente facilitaram durante os festejos e comemorações do final de ano. Mas, também refletem as consequências do relaxamento das medidas preventivas da administração passada, que escancarou as portas da cidade para a entrada da doença.
Nesta terça-feira, as vacinas chegam a todos os estados da federação, e começa a Campanha Nacional, que já está sendo realizada em 16 estados desde ontem onde não houve atraso no protocolo de entrega. Na Bahia, houve complicações e começou hoje.
Bahia: A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos,foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado nesta terça (19). Ela trabalha no Hospital Couto Maia, na linha de frente no combate à pandemia. “Momento muito importante. Me sinto honrada, gratidão a Deus e a todos os profissionais que contribuíram para este momento”,disse.
o RGBAHIA, ainda hoje vai manter contato com a Secretaria de Saúde para informar a população se Macarani terá alguma vacinação ainda hoje ou se vamos aguardar mais um pouco. Ainda nesta manhã esperamos ter informações mais precisas sobre esse assunto.