Março infelizmente abriu e fechou com alterações no número de mortes por Covid 19 em Macarani. No dia primeiro o número havia subido para 22 óbitos e no dia 30 alcançou 23 pessoas de Macarani que vieram a óbito desde o início da pandemia há um ano no Brasil. Mas o mês não foi só de tristezas, pois a Secretaria de Saúde conseguiu mesmo com pouquíssimas doses recebidas, vacinar mais do que o número de infectados.
Abril já traz um viés de queda nos números de casos ativos e infectados, e chegamos ao 10º (décimo) dia do mês sem registro de óbito e com números em queda. As vezes nós profissionais de Imprensa, temos o impulso de não divulgarmos números positivos sobre o Combate ao Covid 19, e por quê? Porque as pessoas começam a achar que a pandemia passou, que estão livres de máscaras e restrições e que já podem se aglomerar.
Mas, como o nosso compromisso é informar com precisão, então temos que cumprir com nossa obrigação. Mas, é sempre bom ressaltar que: a pandemia está muito longe de acabar, que as medidas continuam sendo necessárias e obrigatórias e que o relaxamento das pessoas pode causar uma nova onda e trazer novas mortes.
A luta é insana e contínua, fique em casa, evite aglomerações e use máscara sempre que precisar sair ou atender alguém no portão da sua casa. Um recado do RGBAHIA.