DESASTRES SÃO INSTÂNTANEOS, MAS RECUPERAÇÃO EXIGE PACIÊNCIA- Chuva forte nesta segunda-feira causou prejuízos e interrompeu trabalho nas obras de reconstrução em Macarani.
Nem dois meses se passaram desde que Macarani foi atingida por fortes chuvas que caíram na região no fim de novembro e praticamente todo o mês de dezembro de 2021, e que causou os maiores estragos em decorrência de desastres naturais já registrados na cidade, na zona rural e nos distritos. E a Prefeitura vem desde o primeiro dia dos flagelos demandando todos os esforços para devolver a normalidade ao Município, seja recuperando ruas, reabrindo estradas, reconstruindo pontes e desvios ou dando total apoio a famílias atingidas pela tragédia.
Mas, a natureza continua seu curso, e não existem garantias de que o pior já tenha passado ou que a situação não possa se repetir. E enquanto a Prefeitura através das Secretarias de Obras e Serviço Público, Secretaria de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde formam uma frente ampla com o apoio de outras secretarias, da Defesa Civil e outras instituições públicas e privadas num esforço conjunto para recuperar a cidade, novos desastres podem ocorrer.
Exemplo disso: É que a forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira, foi suficiente para novamente causar estragos inclusive em ruas onde a Prefeitura já havia atuado. Também interrompeu a obra iniciada no último sábado de construção da ponte paliativa que está sendo construída sobre o Rio Macarani e que possibilitará a passagem de veículos entre o centro e o Marjorie Parque. Devido ao material já utilizado na obra a água acabou ficando parcialmente retida na área, o que casou pânico em moradores próximos.
Então: se a Prefeitura está fazendo sua parte, a população também precisa dar o crédito e ter paciência. Ajudar se possível, diminuindo a produção de lixo e entulhos, observando os bueiros próximos as suas casas se estão entupidos e chamando a equipe de obras para limpar, ou se o tempo estiver firme e o trabalho não requerer muito esforço dar a sua contribuição voluntária (não é sua obrigação, mas pode ser sua contribuição), fecha as grades se estiverem abertas.
Sua rua recém patrolada amanheceu novamente com água e lama? paciência! A rua do seu vizinho também, o outro bairro também e olha que o trabalho nem foi concluído em todos os bairros. Lembre-se: o trabalho foi feito correndo o risco de novas chuvas, logo vai voltar a ser feito novamente e com mais facilidade porque já existe uma base pronta.
Vida que segue,a natureza é rápida, mas as soluções para os problemas não são na mesma velocidade. Vale lembrar quê, esta administração que aí está tem somente um ano, um mês e quinze dias de gestão, e todo mundo acha que já era para ter dado conta de solucionar problemas advindos de muitos anos de falta de solução e de quatro anos anteriores de um desastre administrativo.