Em tempos de mundo globalizado pela tecnologia da internet, tem sido cada vez mais comum a realização de compras e vendas de produtos e serviços pela web. As negociações podem ser feitas nos sites de grandes lojas, aplicativos de mercado ou diretamente entre comprador e vendedor, e neste último caso principalmente na aquisição de produtos usados.
E neste caso um dos mercados que mais crescem é o de veículos usados. E é justamente aí que está o alerta do Delegado de Polícia de Macarani Dr. Roberval Nolasco, que enviou uma nota ao RGBAHIA, chamando a atenção para esse tipo de negociação onde a pessoa pode estar caindo numa armadilha e comprando gato por lebre.
“Tem sido muito grande o número de pessoas que compraram veículos pela internet, fazendo depósito sem ver o veículo ou vendo o veículo através de um terceiro, que também está sendo enganado. A sugestão é não depositar na conta de desconhecidos antes de receber o veículo e não fazer compra de veículos apresentados por terceiros, que não seja o suposto vendedor. Quase sempre é impossível reaver o dinheiro perdido.”Palavras do Dr. Roberval Nolasco.
Não é assim com tudo que fazemos no dia a dia? Não é melhor saber se o que compramos, comemos ou vestimos tem boas referências? Não é diferente no caso da compra de um carro. Normalmente essas referências são repassadas por amigos ou parentes que compraram um carro usado recentemente.
Jamais adiante dinheiro – É direito seu, além de obrigação para uma boa compra, vistoriar o máximo possível o carro que te agradou. Portanto, esta deve ser a primeira atitude de quem vai comprar um carro: vistoriar, sem dinheiro envolvido. Mostre seu dinheiro somente quando for pagar, com tudo já decidido.
Leve um bom mecânico –Escolhido o carro, depois de uma vistoria inicial sua, leve um mecânico. Se não for possível, vá com amigo que entenda de carros. O importante é não ir sozinho. É um direito seu. Peça ao seu mecânico que dê opinião sobre a lataria, barulho do motor, suspensão, e, sobretudo, que seja sincero. Afinal, ele está preparado para ver defeitos que você não verá.
Experimente o carro – Peça para que seu mecânico também dirija o carro. E enquanto ele faz isso, sinta o carro, tanto como companheiro do motorista ou sentado atrás. Peça para ligar o rádio, ar-condicionado e tudo que está instalado para dar conforto aos passageiros.
As lojas sérias, que prezam a qualidade do que vendem, sempre permitem que o comprador dê uma volta no carro. Normalmente um vendedor vai de companhia. Ao terminar seu teste e vistoria do carro, não comente perto de alguém da loja.Converse em particular com seu mecânico de confiança.