Se fizermos uma analogia entre o calendário escolar de cada etapa a ser cumprida desde o ensino básico fundamental (antigo primário), ginásio e segundo grau que já foram de quatro anos cada etapa, e cada mandato da Câmara de Vereadores, vamos entender que não existe muita diferença. Só que na vida pública do Vereador, quem tirar nota boa vai repetir o mandato no ano seguinte ao final de cada ciclo de quatro anos renováveis por mais quatro anos e assim por diante.
Quanto ao estudante, ele já pode ficar estagnado desde o primeiro ano se não tiver boas notas, ou então perder a chance de avançar a próxima etapa de mais quatro anos, se justamente no quarto ano ele foi muito mal nas provas e tirar notas baixas. De qualquer modo, o chamado último semestre de cada etapa é crucial para que Vereadores e estudantes corram em busca de recuperar o tempo , os pontos e os votos perdidos numa corrida louca contra o tempo.
E para os Vereadores de Macarani essa corrida louca começou nesta segunda-feira, 03, quando eles retornaram do recesso e irão enfrentar mais três meses de trabalho antes das eleições municipais dia 15 de novembro. E na primeira sessão antes da da prova final, eles realmente aproveitando que agora atingem um público maior pelas redes sociais com as transmissões ao vivo, mostraram que não querem e nem podem perder mais tempo.
A exceção é o Vereador Gláuber Costa, que ao final da sessão em diálogo com o Presidente Marlon Sousa, confirmou que não irá para a reeleição e que tem outros projetos futuros. Confiram o vídeo sobre o diálogo entre os dois vereadores.