Na última sexta-feira 10/01, aconteceu na sede do CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social de Macarani, a posse dos novos Conselheiros Tutelares que foram eleitos no dia 06 de outubro de 2019. A partir da posse, eles passam a ser os guardiões das nossas crianças e adolescentes para que seus direitos sejam respeitados.
Daqui a três anos iremos avaliá-los e saber se cumpriram sua missão ou se novamente teremos uma renovação completa da equipe. O quadro de novos conselheiros conta com a presença de uma veterana, a Conselheira Thiara Gonçalves, que foi a única remanescente da equipe anterior e que conseguiu a reeleição no dia 06 de outubro do ano passado.
E qual será a missão desse conselheiros daqui prá frente? As pessoas costumam confundir muito e fazer julgamento equivocado do que é ser conselheiro tutelar. Vamos dar uma ajudinha nesse esclarecimento.
São Conselheiros Tutelares, eleitos pela população votante (eleitores) com o objetivo de garantir os direitos básicos, a integridade física, mental e social de crianças e adolescentes. Mas a tarefa realmente não é fácil. A opinião é unânime em todos os Conselhos.
Do direito à cidadania ao internamento de menores infratores em casas correcionais. Eles enfrentam uma diversidade de dificuldades para cumprir o essencial papel social. Da falta de estrutura material à falta de segurança. Na maioria das vezes deixam a própria família em segundo plano em busca de solução dos problemas alheios. Acabam se arriscando e odiados por muitos. Embora haja revezamento de turnos, o trabalho é desgastante, tanto quanto o enfrentado pela polícia no combate ao crime, segundo comentam os conselheiros.
“A diferença é que a polícia tem um numero bem maior de agentes. Também podem usar armas para se defender e autoridade para prender. Às vezes a gente pára e se pergunta porque realmente abraçamos essa causa? Nenhum salário do mundo paga os aborrecimentos e problemas que enfrentamos. Mesmo assim, acabamos insistindo. O sorriso de uma criança, num gesto de agradecimento, é a munição que precisamos para continuar na luta”.Desabafou o ex-conselheiro, Adceu Cordeiro, que integrava o grupo anterior do conselho em Macarani.
Boa sorte aos nossos novos conselheiros:Gilmar De Sousa Bonfim, Samily Santos Silva, Pauline Costa da Rocha, Thiara Gonçalves Costa Lima (única reeleita) e Daniela Oliveira Barreto