Isso mesmo, nossas madrinhas e padrinhos merecem ser homenageadas (os). O Dia da Madrinha é comemorado anualmente em 25 de novembro.
A data homenageia a figura feminina que é considerada por muitas pessoas como uma segunda mãe.
Normalmente, os pais do recém-nascido escolhem uma mulher e um homem como madrinha e padrinho, respectivamente. De acordo com as convenções sociais e religiosas, impostas durante os anos nos diversos tipos de sociedades, as madrinhas são responsáveis por cuidar da criança, caso aconteça algo que impossibilite que os pais façam isso.
A figura da madrinha está presente em quase todas as culturas do mundo e em várias religiões, sempre com uma conotação ligada à família, proteção e guia. No Brasil, as madrinhas costumam receber apelidos carinhos de seus afilhados(as), como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”.
O apadrinhamento pode ocorrer por escolha dos pais quando o bebê nasce, no batismo da criança ou até em casamentos. Enquanto a madrinha tem seu dia comemorado em 25 de novembro, o padrinho celebra a data em 30 de janeiro.
Mensagem para o Dia da Madrinha
“Madrinha, você esteve comigo desde o começo, no difícil dia em que o padre jogou água na minha cabecinha e eu chorei muito. Foi o colo da madrinha que fez eu me acalmar e, desde então, o colo da dinda sempre foi o melhor (depois do colo da mamãe). Por isso, gosto muito da madrinha, e espero que você continue comigo para sempre.”Feliz dia da madrinha!
O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.
No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.
Quem doa sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses.
Origem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.