Quem prestou algum serviço militar, mesmo quem apenas passou pelas unidades de TG (Tiro de Guerra) ou tirou o serviço como recruta da Marinha ou Aeronáutica aprende logo nos primeiros dias de Forças Armadas que os meios de comunicação, especialmente emissoras de rádio ou TV são prioridades de proteção militar em tempos de guerra, e de veiculação de informações em tempos de crise.
Por isso é realmente estranho quando ferramentas tão importantes para a informação da população são tiradas do ar ou alteram radicalmente sua programação quando mais se precisam delas. Mas surpreendentemente, foi isso o que aconteceu este final de semana em Macarani quando uma das emissoras de rádio da cidade alegando prevenção contra o coronavírus dispensou todo o seu quadro de comunicadores.
Justamente na semana em que o Presidente da República Jair Bolsonaro, agradecia e elogiava os meios de comunicação os quais ele considera a “Imprensa Séria”, deste país e declarava rádios, TVs, jornais e sites como serviços essenciais, eis que a direção Rádio Família FM 104,9 de Macarani, decidiu suspender a programação e dispensar todo o quadro de comunicadores.
Vale lembrar e até para informar a quem não conhece: que uma emissora de rádio FM normalmente trabalha apenas com um locutor no estúdio, que é comunicador e operador do próprio programa. Que o profissional fica isolado no estúdio e só abre a porta para quem ele querer abrir, portanto ele mesmo pode evitar aglomeração no ambiente de trabalho. Então é de se estranhar que a direção da emissora tenha tomado tal atitude.
Sem querer nos meter nas diretrizes da empresa de ninguém, mas estranhamos a atitude exatamente porque em 35 anos dedicados a comunicação em todas as suas esferas, mas principalmente como rádio jornalista, onde por todas as emissoras que passamos sempre exercemos alguma função de direção, essa com certeza não seria uma decisão a ser considerada num momento em que o fator informação é tão importante.
Como a suspensão da programação é por apenas 15 dias, desejamos boa sorte aos comunicadores: Antonio Nízara, Tainara Costa, Guga Amaral e Renato Andrade. Apesar de os comunicadores estarem fora do ar, a emissora está tocando músicas no sistema automático. Que eles voltem logo aos microfones porque a cidade precisa e o bom senso agradece.