O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou nesta terça-feira 12 considerar “muito difícil” prosperar um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Vice-presidente da República sob Jair Bolsonaro (PL), Mourão declarou, em entrevista à CNN Brasil, ser favorável ao impedimento, mas disse se tratar de uma decisão “muito forte”.
“Ministro é indicado pelo presidente e homologado pelo Senado. Se o Senado homologa a indicação, pode cassar essa indicação. Mas, hoje, na minha visão, ainda não temos os 54 votos necessários para um impeachment.”A oposição no Senado afirmou ter alcançado, na semana passada, 41 assinaturas para o impeachment de Moraes.
O número representa a maioria simples da Casa e seria suficiente para aprovar a abertura formal do processo em plenário, caso o presidente do processo em plenário, caso o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), resolvesse colocá-lo em pauta. Mesmo assim, o processo seguirá travado, uma vez que Alcolumbre já declarou que não pretende pautar o tema.