O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macarani, (CMDCA) através da Comissão Especial Eleitoral, divulgou nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município, o gabarito com as respostas das dez questões que fizeram o conteúdo da prova escrita para os pré-candidatos a Conselheiros Tutelares dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A prova foi aplicada no domingo 14/07, para 46 candidatos, uma vez que nove faltaram, talvez porque tenham desistido ou tenham chegado atrasados e os portões já estavam fechados. Após a divulgação do gabarito, a Comissão Especial Eleitoral do CMDCA irá ainda divulgar a relação dos aprovados
Após o resultado os entrevistados ainda passarão por entrevistas com um Psicólogo e com a Comissão do CMDCA e a partir do dia 10 de agosto poderão entrar em campanha aberta em busca do voto popular para a eleição no dia 06 de outubro.
“Depois de publicado o resultado a gente dá um prazo para recurso caso alguém não concorde com a nota e queira revisar a prova. Estamos seguindo o cronograma que é obrigatório por Lei.” Informa Cleidinho Lisboa, membro da Comissão Especial Eleitoral ao RGBAHIA.
E O RGBAHIA, Detalha de forma simplificada as perguntas e respostas das provas. Podem conferir abaixo e ver se você ou seu amigo acertou todas.
GABARITO DA PROVA ESCRITA PARA CONSELHEIRO TUTELAR REALIZADA EM 14/07/2019
Questão 01– Após se envolver em uma briga com fortes indícios de extrema violência, Pedro um adolescente de 15 anos foi apreendido em flagrante. De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente no Art. 172 a quem este adolescente dever ser encaminhado.
RESPOSTA: art. 172 – O adolescente apreendido e flagrante, se ato infracional será logo encaminhado a autoridade policial.
Questão 02 – Complete: “O Processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é estabelecido em lei municipal e realizado sob responsabilidade do _____________________________ e à fiscalização do __________________________________”.
RESPOSTA: Art. 139. O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público. (Redação dada pela Lei nº 8.242, de 12.10.1991)
Questão 03 – Com relação à faixa etária e de acordo com o Art. 02 do ECA, considera-se criança e adolescente:
Criança:__________________________________________________________________________________
Adolescente:______________________________________________________________________________
RESPOSTA: Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Questão 04– O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal no 8.069/1990), no art. 121 e seguintes, prevê entre as medidas socioeducativas a internação com privação de liberdade.
A manutenção dessa medida deve ser reavaliada, no mínimo, a cada seis meses pela autoridade judiciária.
O período máximo de internação e a consequente privação da liberdade do adolescente infrator não poderão exceder a: ___________________________________________________________________________________
RESPOSTA: § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.
Questão 05 – Sobre a profissionalização e a proteção do trabalho previstas no ECA.
“Ao adolescente aprendiz, maior de ________________________ anos é assegurado os direitos trabalhistas e previdenciários”.
RESPOSTA : Ao adolescente aprediz maior de 14 anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Questão 06 – De acordo com o ECA, Art. 131. O Conselho Tutelar é um órgão___________________________ e ___________________________________.
RESPOSTA: O Conselho Tutelar é o órgão permanente e autonômo, não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento e direitos da criança e do adolescente definidos nesta Lei.
Questão 07– Com base no artigo 136 do ECA, cite quatro atribuições do Conselho Tutelar.
RESPOSTA: Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
I – atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101,I a VII |
|||
II – atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII; |
|||
III – promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: |
-
a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberaçõe