CADA VEZ MAIS TRANSPARÊNCIA – Prefeitura Macarani de realizou nesta terça-feira o seu quarto pregão eletrônico mostrando cada vez mais transparência e responsabilidade.
O que antes era feito em reunião fechada apenas com os membros da licitação das Prefeituras, e proprietários ou representantes de empresas, agora é totalmente aberto ao público o que em tese põe fim ao “jogo de cartas marcadas”, que eram as licitações públicas para contratação de bens e serviços para os municípios. Com o advento do chamado pregão eletrônico, cada vez mais os atos ficam mais transparentes.
O pregão presencial pressupõe a presença física da pessoa que o conduz e dos representantes das pessoas que participam do procedimento. É realizado nos moldes tradicionais, ou seja, os atos de abertura das propostas, oferecimento de lances e abertura dos documentos são realizados com a presença do pregoeiro, membros da equipe de apoio e licitantes ou seus representantes presentes.
Já no pregão eletrônico, os atos são praticados num ambiente virtual, por meio de tecnologia da informação. Os proponentes se reúnem virtualmente (pela Internet) para participação e apresentação de suas propostas e com o advento das chamadas lives ou vídeo conferência, o público pode acompanhar ao vivo ou mesmo depois no canal disponibilizado pela Prefeitura Municipal nas redes sociais.
E nesta terça-feira a Prefeitura realizou já nestes sete meses da gestão “Transparência e Responsabilidade”, o quarto pregão eletrônico, que teve a finalidade de contratar empresa ou empresas (no caso de mais de uma proposta vencedora), para prestação do serviço de transporte escolar. Anteriormente haviam sido realizados para compra de material da saúde, utilização geral e produtos da merenda escolar.
“Ainda estamos em alguns casos realizando o pregão presencial, cujos resultados e editais estão todos publicados no Diário Oficial. Mas em breve, todos os processos serão eletrônicos e ficarão no portal do Banco do Brasil para verificação.”Informou o pregoeiro Alfredo Ruy, responsável pelos pregões eletrônicos juntamente com André Freitas que é o responsável pelos pregões presenciais.