REVISTA

GERAL BAHIA

BRASILEIROS EM PORTUGAL – Consulado do Brasil em Lisboa emite alertas para que brasileiros não sejam presos em Portugal.

O Consulado do Brasil em Lisboa emitiu nesta segunda-feira (25) uma série de recomendações dirigidas a brasileiros residentes em Portugal para que não sejam presos por agentes de imigração do país europeu. As recomendações foram feitas por conta da criação de uma nova unidade policial de Portugal dirigida a fiscalizar e deter imigrantes que estejam em situação irregular em solo português. A nova polícia, chamada de Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), começou a operar na semana passada.

➡️As recomendações emitidas pelo consulado são as seguintes:

  • Ter sempre um documento oficial de identificação válido em mãos;
  • Cópia ou uma fotografia no celular de documentos que comprovem o status de residência legal em Portugal;
  • Colaborar com autoridades em caso de abordagens policiais — nestas situações, o consulado também frisa que os policiais são obrigados a se identificar;
  • E, no caso de detenções, os brasileiros podem recorrer e solicitar a nomeação de um advogado público.

Nesta última situação, os detidos que decidam recorrer também podem ter os gastos do processo custeados pelo serviço social do governo, que podem ser solicitados em agências da Loja do Cidadão, que ficam espalhadas pela capital portuguesa.

A criação da “polícia da imigração” estava prevista em um pacote de medidas que endurecem o controle de imigrantes em Portugal aprovado em meados de julho pelo Parlamento português. Os brasileiros, que representam a maior comunidade estrangeira em Portugal, estão entre os principais afetados pelas medidas.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES