Depois de ficarem sabendo que teriam que ficar de portas fechadas por mais 15 dias após o Prefeito prorrogar o prazo que venceu no dia 30 de junho, os comerciantes que vinham obedecendo as normas da Prefeitura Municipal decidiram dar um basta na situação que estava se tornando insustentável. Nesta sexta-feira, um grupo de comerciantes solicitou uma reunião com o Prefeito Miller Ferraz com o intuito de apelar para o bom senso do gestor.
A pressão deu resultado, e o Prefeito voltou atrás em sua decisão e autorizou a reabertura das lojas de maneira geral já a partir da próxima segunda-feira dia 06/07. “A gente fez ver ao Prefeito que o alto índice de contaminação registrado na cidade nos últimos dias não tem ligação direta com o comércio. Além disso, a Prefeitura não usou de instrumentos legais para impor sua determinação, e assim, enquanto quem obedecia as regras ficava no prejuízo, outros comerciantes que não se preocuparam em seguir as normas abriam suas portas normal e escancaradamente sem que nenhuma multa fosse aplicada. Isso é absurdo e fica parecendo protecionismo!”Informou um comeriante, que esteve participando da reunião com o Prefeito.
Mesmo assim, os comerciantes que seguem as regras ainda ficaram no prejuízo entre ontem sexta-feira e hoje sábado, já que só poderão reabrir as portas na próxima segunda-feira e assim perderam dois dias para a concorrência desleal. Mas a flexibilidade do Prefeito, já representou uma pequena vitória da classe que é quem mais tem sofrido com as últimas medidas da administração municipal.
Desde ontem que a feira livre está funcionando normalmente sem restrições, o que leva ao seguinte questionamento: onde se pode observar maior aglomeração de pessoas? em uma loja ou no entorno do Largo São Pedro numa sexta e num sábado?