BEM SERVIDOS – Com território dividido entre Macarani e Maiquinique líder do Tinga avalia que a comunidade Quilombola está bem servida pelos dois municípios.
Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. No entanto, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde e à educação.
E nós aqui na região temos uma comunidade quilombola das mais agradáveis de se interagir, visitar e conviver. Estamos falando da comunidade rural do Tinga, que também vive uma situação sui generis (diferente) , que e a de pertencer territorialmente a dois municípios sendo que uma pequena parte fica o Município de Maiquinique e a maior parte fica no território de Macarani.
E assim, a comunidade é assistida pelas duas cidades. Na área de educação a responsabilidade maior fica com Maiquinique, e nas demais áreas a responsabilidade é da Prefeitura de Macarani. E como está funcionando essa dupla gestão? Bem, essa resposta a inquieta Repórter Karine Barbosa, foi buscar com a Eliana (Nana do Tinga) e ela diz como é essa convivência, assistam ao vídeo gravado para o RGBAHIA, confiram.