Depois de ter tido o maior intervalo sem registro de novos casos de Covid 19, Macarani levou um susto e acendeu o alerta amarelo de advertência, quando na final de outubro e primeira quinzena de novembro os casos ativos saltaram rapidamente de zero para nove casos ativos.
Com o Município em alerta, até pela preocupação com a vizinha Maiquinique que havia ultrapassado a marca dos cem casos ativos, a Prefeitura Selma Souto com o aval da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica agiu rápido e decretou por 15 dias o retorno de protocolos de segurança como suspensão das aulas presenciais, e não realização de eventos como também restrição de horários de bares, lanchonetes e restaurantes.
O Decreto venceu no último final de semana, e embora tenha sempre aqueles que torcem o nariz, e alguns que preferem levar tudo para o campo das querelas políticas, as medidas se mostraram acertadas porque no mesmo ritmo em que começaram a surgir novos casos, também começou a ceder e já estamos novamente próximos de zero.
O Boletim Epidemiológico apresentado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira 22/11, traz apenas dois casos ativos. Mas não vai adiantar nada chegarmos novamente ao marco zero se as pessoas não fizerem sua parte o minimamente possível. Continuem usando máscara para sair às ruas, usando o álcool em gel e não saindo de casa sem necessidade.