ATENÇÃO ELEITORES – Macarani tem mais de quatro mil eleitores que ainda não fizeram biometria. Cartório eleitoral estará de plantão neste final de semana .
Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral da 91º zona, Magda Lins,4405 (quatro mil quatrocentos e cinco) eleitores do Município de Macarani ainda não fizeram o cadastramento ou recadastramento biométrico. E se esses eleitores não fizerem o procedimento estarão fora das eleições municipais de 2020, o que será uma enorme prejuízo para o município, candidatos e uma enorme dor de cabeça para os próprios eleitores que ficarão com a situação irregular.
Por isso, neste sábado 14 e amanhã domingo 15, o Fórum Sílvio Benício estará de portas abertas das 08h00 as 13h00 (uma da tarde) em regime de plantão especial aguardando os eleitores. Lembrando que esta será a última oportunidade para os eleitores regularizarem a situação em 2019, já que na próxima semana começam a férias forenses e o Fórum só voltará a funcionar na segunda quinzena de janeiro de 2020.
O que é biometria?
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
Quem deve fazer o recadastramento biométrico?
Tratando-se de biometria extraordinária, que implica na revisão do eleitorado, todos os eleitores do município onde está ocorrendo o recadastramento são obrigados a comparecer, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos). Quanto à biometria ordinária, como não há convocação do eleitorado, é obrigatório apenas para os interessados que comparecem ao cartório ou unidade de atendimento, a fim de solicitar a primeira ou segunda via do título de eleitor, alterar dados cadastrais ou solicitar transferência, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos).
O que acontece com o eleitor que não realizar o recadastramento biométrico?
Na biometria extraordinária, quem não se recadastrar até o fim do prazo anunciado pela zona eleitoral terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes.