Nesta quinta-feira 21 de abril, é lembrada a morte do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da luta pela Independência com o movimento da Inconfidência Mineira. A data é feriado nacional obrigatório e é preciso estar atento a este detalhe para entender como será o funcionamento de repartições públicas, estabelecimentos comerciais e agências bancárias.
Na Bahia por exemplo: repartições públicas nas esferas municipal, estadual e federal não terão expediente. Embora seja feriado determinado por Lei, a gente sabe que o comércio, principalmente o de gêneros alimentícios costuma manter ao menos meio expediente, claro: tudo com acordo prévio entre patrões e empregados. Correios: Todas as agências próprias e terceirizadas estarão fechadas.
Bancos: As agências fecham na quinta-feira (21). Os clientes que têm contas com vencimento para esta quinta podem pagar sem multa no próximo dia útil, ou seja, na sexta-feira (22), segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Caixas eletrônicos funcionam normalmente no feriado. Os clientes ainda têm opção de pagar as contas por meio do internet banking e dos aplicativos de celular.