APERTANDO O CERCO – Justiça eleitoral usa todos os recursos para regularizar e cadastrar eleitores e terá plantão especial nos dias 14 e 15 de dezembro.
Visando a primeira eleição para os municípios em nível nacional totalmente com o uso da biometria, a Justiça Eleitoralnão está economizando em trabalho de busca do eleitorado para emissão de novos títulos ou regularização e renovação de cadastro. Depois de ter promovido plantão nos dias 15,16 e 17 de novembro, antes de findar o ano e entrar em férias forenses no dia 19 de dezembro a Justiça Eleitoral irá promover mais um plantão especial. E aqui na Comarca de Macarani, os eleitores devem ficar bem atentos a convocação.
Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral, Magda Lins:“Considerando a Revisão do Eleitorado com Identificação Biométrica dos Eleitores domiciliados nesta 091ª Zona Eleitoral, e que a Justiça Eleitoral entrará em recesso no dia 19 de dezembro, e devido a procura de eleitores, que atualmente residem estudam ou trabalham fora do município e a procura por atendimento nos finais de semana, o Cartório Eleitoral de Macarani atenderá nos dias 14 e 15 de dezembro deste ano, de 8 h às 12 h.”
O que é?
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
Quem deve fazer o recadastramento biométrico?
Tratando-se de biometria extraordinária, que implica na revisão do eleitorado, todos os eleitores do município onde está ocorrendo o recadastramento são obrigados a comparecer, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos). Quanto à biometria ordinária, como não há convocação do eleitorado, é obrigatória apenas para os interessados que comparecem ao cartório ou unidade de atendimento, a fim de solicitar a primeira ou segunda via do título de eleitor, alterar dados cadastrais ou solicitar transferência, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos).
O que acontece com o eleitor que não realizar o recadastramento biométrico?
Na biometria extraordinária, quem não se recadastrar até o fim do prazo anunciado pela zona eleitoral terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes. Na biometria ordinária, não haverá cancelamento do título dos eleitores que não comparecerem ao cartório ou unidade de atendimento.