No desenrolar dos acontecimentos que iremos destacar ao longo das nossas publicações sobre a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Macarani, e que foi realizada nesta segunda-feira 03/07. E um dos destaques de ontem, muito bem discutido e aprovado Por todos os presentes, foi o indicativo do Vereador Gláuber Costa (PDT), que indica ao executivo criar o Auxílio Municipal Emergencial – AME, para apoio não só as famílias carentes de baixíssima, mas também aos pequenos trabalhadores da economia informal e que estão sofrendo com a Pandemia do Covid 19.
Porque indicativo? Porque nenhum Vereador pode propor projeto que gere despesas ao município, ele pode apenas indicar e esperar pela sensibilidade do gestor que irá elaborar o projeto sugerido, enviar a Câmara para aprovação e executar sobre a forma da Lei. O AME, na teoria da solicitação é importantíssimo, e foi muito elogiado por todos os vereadores, sendo que Marlon Sousa e Járbio Nascimento, até declararam que o Prefeito foi informado e que acenou de forma positiva.TEOR DO AME
Mas convenhamos que: sem tirar o mérito dos benefícios do indicativo do Vereador, fica difícil imaginar que o Prefeito Miller Ferraz, que não distribuiu nem as feiras que ele prometeu as famílias carentes, deu as mini cestas básicas da merenda escolar pela metade e sob muita pressão, não explica de forma convincente onde está sendo aplicada a verba de combate a coronavírus, irá querer desembolsar cerca de 250 mil reais mensais durante um período mínimo de três meses? Pode até ser que, “vai que cola”, mas não dá para apostar um tostão furado que o Prefeito irá assumir esse importante compromisso.
Dinheiro não falta! Só de economia com festas que não foram realizadas (inclusive a de Itabaí no momento), aniversário da cidade e São Pedro, pode se contabilizar no mínimo um milhão e meio de reais. E o pré-sal? E o que vem sendo tirado de gratificação dos professores? E ainda: mais de um milhão e seiscentos mil só do governo federal para enfrentamento ao Covid 19? Grana tem!
Vamos assistir ao vídeo da sessão onde Gláuber explica mais detalhes sobre seu indicativo.