Não é por falta de informação, não é por falta de medidas preventivas e nem de esforço das autoridades de saúde e vigilância sanitária. O fato é que, as pessoas a cada dia que passa, vão ficando mais descuidadas em relação às recomendações e até mesmo as Leis e decretos que determinam horários de comércio e circulação de pessoas pelos centros urbanos e logradouros públicos.
E aí eis que de repente o que estava quase entrando nos eixos, novamente volta a sair dos trilhos e novamente volta ao estado de alerta, voltam às medidas mais duras e a enxurrada de reclamações de pessoas que não se cuidam e de comerciantes negligentes. O exemplo disso que estamos tratando aqui é justamente a cidade de Macarani, que no início da última semana contabilizava apenas um caso ativo de Covid 19 no Boletim da Secretaria da Saúde, mas que o fechar a semana no sábado os números já haviam se elevado a cinco casos.
O que se viu nos últimos dias foi um relaxamento total, principalmente no sábado e domingo, quando o comércio de bares e restaurantes funcionou quase que normalmente, e muitas pessoas deixaram as máscaras em casa e saíram para passear deixando as ruas e estabelecimentos bastante movimentados. É preciso entender que a cidade ainda não atingiu 100% de vacinação plena, devido aos intervalos de aplicação e atrasos na chegada das vacinas, metade da população a ser vacinada sequer recebeu a primeira dose e menos de 30% sequer recebeu a segunda dose.
Fica o alerta, não dá para relaxar, não se pode colocar todo um trabalho que está sendo realizado com muito esforço dos profissionais de saúde em risco. O Covid ainda é uma realidade muito presente, e se todos não nos cuidarmos, a pandemia nunca vai passar.