“Confirmado o primeiro caso de Coronavírus em nossa cidade. Macarani tem seu primeiro caso de Coronavírus: resultado foi liberado pelo Lacen por volta das 21:00. Trata-se de um paciente que deu entrada no Hospital São Pedro no dia 21/05/2020 com quadro de tosse, dispnéia e febre. O mesmo foi transferido para a UTI do HCC em Vitória da Conquista, onde encontra-se em recuperação. Mais informações serão dadas amanhã por mim em uma live a partir das 09h00, transmissão também ao vivo pela Rádio Aliança FM 98, 1”
Essa nota objetiva e concreta como deve ser, foi publicada pelo Prefeito Miller Ferraz em seu Facebook por volta das 21h da noite desta segunda-feira 25/05, a informação dando conta de que o Covid 19 infelizmente chegou a Macarani. Sem o alarde do anúncio da morte do seu Pedro que causou pânico na população, quando o Prefeito e seu Secretário deram como quase certa a possibilidade de o mesmo ter sido vítima do coronavírus, o que acabou não se confirmando, desta vez o anúncio foi bem mais comedido.
Tanto que: só hoje, as 09h da manhã desta terça-feira 26 o Prefeito pretende ir a emissora de rádio falar sobre o assunto e anunciar as medidas que estão sendo adotadas para conter um possível aumento de casos. Na nota o Prefeito não dá muitas explicações, como por exemplo: se o paciente em questão é morador fixo de Macarani, se é alguém que veio de fora visitar parentes ou que esteve em viagem recente para alguma cidade com registro de casos de Covid 19.
Mas, o que se espera desta vez é que após a confirmação desse primeiro caso até agora em Macarani cujo paciente esteve internado no Hospital São Pedro desde o dia 21 de junho, quinta-feira da semana passada, a Secretaria de Saúde tenha tomado as medidas preventivas de isolamento e monitoramento inclusive dos familiares do infectado, e não adote essas medidas a partir de hoje quando tanto tempo já se passou e o vírus pode ter se espalhado e estar se espalhando. Na maioria das cidades onde foi detectado um primeiro caso, os números logo aumentaram vertiginosamente.
Esperamos que entre as medidas anunciadas hoje pelo Prefeito, esteja um rigor maior com a entrada de pessoas na cidade através da barreira sanitária na entrada da cidade que vem de Itapetinga e Maiquinique que também teve seus primeiros cinco casos confirmados nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde. Mas também se espera a implantação das barreiras nas entradas que chegam de Nova Brasília e Bandeira de Minas. Vamos aguardar para saber quais as intenções do Prefeito Miller Ferraz.