Com o pomposo nome de cartão de despesas alimentícias, o Governo do Estado distribuiu para toda a rede estadual de ensino o Cartão para compras no equivalente ao que os alunos tem direito pela merenda escolar. E nesta segunda-feira 04, em Macarani, os estudantes do Colégio Estadual São Pedro – CESP receberam o cartão, que ao contrário do auxílio merenda escolar da rede municipal beneficia a todos indistintamente e os alunos poderão escolher suas mercadorias na rede comercial da cidade onde quase todos os supermercados foram credenciados e até distribuidora de bebidas.
O valor disponível é de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais), e os estudantes recebem o cartão bloqueado e nominal para evitar fraudes. Para desbloquear é preciso ler todo o regulamento do programa e seguir fielmente as instruções. De qualquer maneira, considerando o número de alunos matriculados no Colégio Normal São Pedro, essa será uma boa injeção na economia local que terá esse dinheiro circulando na cidade.
O Colégio Estadual São Pedro em 2019 pelo censo escolar tinha 514 alunos matriculados, com o final do ano letivo esse número pode ter aumentado ou diminuído mas a diferença é irrelevante ficando a circular no comércio enquanto o programa estiver em vigor cerca de R$ 25.500,00 (vinte e cinco mil e quinhentos reais) por mês.
A distribuição dos cartões foi bastante ordeira, com os alunos divididos por salas de distribuição onde entravam apenas dois alunos de cada vez. Os estabelecimentos credenciados a receber o cartão de despesas alimentícias são: Toda a Rede Frut-frios, Sacola Cheia, Adonai, Varejão Antunes, Mercadinho Preço Bom, Caneca Cheia, Mercadinho Dois Irmãos, Mercadinho Dia, Mercadinho Gomes, Supermercado Teixeira, Wellington Silva Almeida e Novo Teixeira.