É claro que é para comemorar uma notícia tão esperada e por tanto tempo. Depois de muitas cobranças e protestos, na última quinta-feira 09 de fevereiro o Governador Rui Costa através da Secretaria de Infraestrutura publicou no Diário Oficial do Estado a abertura de processo licitatório para a “restauração” no trecho BA 270 que liga Itapetinga ao entroncamento Macarani/Maiquinique/Itapetinga.
Mas, como o processo licitatório deixa bem claro: é restauração, não uma reconstrução da pavimentação asfáltica que como todos sabem tem muito a pouco a ser aproveitado do asfalto anterior. Então, não deixa de ser uma notícia para comemorar, mas também não deixa de nos colocar uma pulga atrás da orelha sobre que obra podemos receber.
Quem se arrisca a trafegar pela rodovia nos dias de hoje, sabe que não se consegue dirigir duzentos metros sem ter pela frente pelos dois quilômetros ou mais de buracos. Já não existe mais o asfalto e se trafega mais sobre brita e cascalho inclusive em trechos longos onde o asfalto foi totalmente retirado para a própria segurança dos motoristas e seus automóveis.
Por isso enquanto nos alegramos com a boa notícia, também nos perguntamos: restaurar o quê? Reconstruir sim, é o necessário.