

Nos últimos dias os exames de testagem rápida despertaram o alerta vermelho na Secretaria Municipal de Saúde. A Força Tarefa de Testes rápidos mostrou que o Covid 19 está firme, e ainda muito enraizado no meio dos macaranienses e elevou o número de casos ativos detectados que ultrapassou a barreira dos cem casos (chegou a 105) pela primeira vez desde novembro de 2020.
Mas, até o momento segundo o Laboratório Central – LACEN, até as últimas análises realizadas nenhum caso da nova variante da Covid, a Ômicron foi detectado em Macarani. A informação foi prestada pela Secretária de Saúde Sione Passini após consulta do RGBAHIA sobre o assunto, e ela nos deu a seguinte resposta:
“Para identificar uma variante do Coronavírus é necessário que o Lacen realize o sequenciamento genético de uma amostra após realizar testagem pela técnica de RT-PCR. Porém, considerando a característica da transmissibilidade a epidemiologia da doença causada pela Ômicron, bem como os sintomas comuns descritos até o momento , além do fato de que a variante Ômicron já foi identificada em municípios da região, possivelmente há circulação da variante .”
Como podemos observar na resposta, embora nenhum caso da variante Ômicron tenha sido identificado, a Secretária Sione Passini prudentemente não descarta a possibilidade de que o vírus pode estar circulando.

De acordo com a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), os casos foram identificados em pessoas residentes nos seguintes municípios: Alcobaça, Camacã, Candeias, Cândido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba.
