REVISTA

GERAL BAHIA

07 DE FEVEREIRO – Dia do Gráfico e Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

7 de fevereiro é o 38.º ( trigésimo oitavo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 327 para acabar o ano de 2022.

Dia do Gráfico

O Dia do Gráfico ou Dia Nacional do Gráfico é comemorado anualmente no Brasil em 7 de fevereiro. Um profissional gráfico trabalha com a impressão de materiais de vários tipos. Revistas, jornais, livros, panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetes, convites, ou banners  se forem impressos, passam pelas mãos de um gráfico.

O Dia do Gráfico é celebrado em 7 de fevereiro porque nessa data, em 1923, aconteceu uma grande greve dos gráficos em São Paulo, liderada por João da Costa Pimenta. Os gráficos estavam protestando por melhores salários e condições de trabalho. Nesta época, a indústria gráfica estava tendo um grande crescimento. O sucesso da greve dos gráficos foi tamanho que marcou também o nascimento do sindicato dos Gráficos.

Johan Guttenberg (1400 – 1468), o “pai da imprensa“, é considerado por muitas pessoas como o primeiro gráfico, e foi ele que imprimiu a primeira Bíblia.

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas: saiba origem e importância da data

O dia 7 de fevereiro marca o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data relembra o ano de 1756, quando ocorreu o falecimento do nativo guarani Sepé Tiaraju, uma das grandes lideranças indígenas dos Sete Povos das Missões, liderou uma revolta conta portugueses e espanhóis. Em 2022, passados 266 anos da morte do indígena, os povos nativos seguem lutando pelo direito a terra, contra a destruição da natureza e pela demarcação.

No ano de 1756, os indígenas lutaram contra o Tratado de Madri, que dividia o território do Brasil entre portugueses e espanhóis. Os povos lutavam pela manutenção de seus territórios localizados atualmente no centro-leste do Paraguai, noroeste da Argentina, Sul do Brasil e norte do Uruguai. Os povos originários defenderam suas terras, liderados por Sepé Tiaraju, que se tornou símbolo de resistência.

O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas foi instituído pela Lei n° 11.696, de 2008. Passados 266 anos da morte de Sepé, a luta pelo direito à terra, o reconhecimento e respeito de suas culturas, se intensifica. No  dia 5 de fevereiro de 2020, o governo federal assinou um projeto de Lei que autoriza a mineração e geração de energia elétrica em terras indígenas.

O projeto, apesar de prever veto das comunidades indígenas no caso de garimpo, apenas prevê que elas serão consultadas no caso de exploração energética. Também abre um perigoso precedente para a regulamentação e manutenção dessas atividades.

Trata-se de mais um ataque do governo federal aos direitos dos povos indígenas. A luta pela manutenção dos territórios e demarcação precisa ser fortalecida. Nesse sentido, as/os Assistentes Sociais, conforme prevê o Código de Ética do Serviço Social, precisam lutar pela “defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”, bem como a “ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade”. Nenhum direito a menos. Demarcação já!

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
0709c226-d5fd-4a05-bc13-8016edc696bc
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
MARLON-SOUSA-1
MARLON SOUSA
MARLON SOUSA
c4fd8bcc-11ca-4e1c-976d-823a911032ab
4ENET
SÓ NA REDE
SORTEIO DA REDE
OTONEURO
NOVA-DA-ANTUNES
Snapshot_1522