Nesta semana em que completamos na última segunda-feira um ano das eleições municipais de 2020, a notícia que deixou toda a região em polvorosa (alvoroço), foi a decisão da Dra. Giselle Cunha Guimarães Ribeiro, Juiza da 91ª Zona Eleitoral das Comarcas de Macarani e Maiquinique dando provimento a AJE (Ação Judicial Eleitoral), que pede a cassação dos mandatos do Prefeito Jesulino Porto e da Vice-Prefeita Dra. Marizene Gusmão (Zaza) reeleitos no ano passado para o segundo mandato consecutivo em Maiquinique.
A ação proposta pela oposição pede a cassação do Prefeito Jesulino e da Vice Zaza acusando-os de abuso de poder econômico durante as eleições devido a distribuição de combustíveis durante as carreatas na campanha eleitoral. A Juiza acatou a ação considerada procedente e determinou a cassação dos diplomas dos eleitos e a realização de novas eleições.
Mas, quem apressadamente achou que o Prefeito Jesulino Porto e a Vice-Prefeita Dra. Marizene Gusmão iriam ser afastados de imediato deve ter ficado frustrado. Ambos continuam exercendo seus mandatos e é bom lembrar aos opositores que perderam a eleição, que a chapa derrotada nesse caso não irá assumir o mandato, pois, caso seja confirmada a cassação, assim como aconteceu em 2015 em Macarani quando o ex-prefeito Carlinhos foi cassado, a Justiça Eleitoral irá convocar novas eleições e até lá quem assumirá o cargo será o Presidente da Câmara de Vereadores.
Sobre a decisão da Justiça Eleitoral,a Vice-Prefeita Marizene Gusmão disse estar muito tranqüila e não teme que ela e Jesulino Porto serão cassados ou mesmo temporariamente afastados dos seus cargos. Ouçam o áudio da Dra. Zaza sobre o assunto e sua opinião inclusive como advogada.