Um dos principais pontos da campanha da Prefeita Selma Souto durante sua candidatura, foi sem dúvida a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e recuperação da qualidade da educação de Macarani.
E nos dias 13 e 15 de julho, os professores e demais integrantes do Conselho Municipal da Educação (CME), juntamente com representantes da APLB Sindicato e do Sindicato dos Servidores Públicos, estiveram reunidos com o intuito de elaborar um documento de reivindicações e propostas inclusive do reajuste salarial de 2021 que não foi anunciado. No segundo encontro do dia 15, a própria Prefeita Selma Souto, tomou a iniciativa de colocar um técnico em contas públicas para esclarecer e auxiliar os professores em suas reivindicações.
Resultado prático –Na última sexta-feira 16/07, as 10 h da manhã, a prefeita Selma Souto, se reuniu na Secretaria de Educação com uma comissão composta pelo Coordenador da APLB Gilson Vilela, o Presidente do Conselho Municipal da Educação Gilberto Costa e o Presidente do Sindicato dos Servidores Renato Costa, que representando todos os participantes das duas reuniões anteriores entregaram em mãos da Prefeita um documento elaborado pela Comissão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica- Fundeb.
O documento que foi recebido pela prefeita, trata sobre os Conselhos, Sindicatos e professores da Rede de Ensino gerirem o Fundeb do Município. A mesma se comprometeu com a comissão afirmando que havendo viabilidade financeira, vai atender à categoria em todas as suas reivindicações, principalmente as salariais.
Para os conselhos, sindicados e professores da rede municipal a falta de transparência com os recursos do Fundeb foi um dos assuntos que deixaram a classe bastante desmotivada, que associada as outras reivindicações não atendidas pela administração anterior, levaram a categoria a muitas lutas e protestos e paralisações das atividades.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Educação, Professor Gilberto Almeida Costa, “a comissão vinha se reunindo e conversando com a gestão, para juntos chegarem a um consenso, visando melhorar a qualidade na educação e dar a devida valorização ao Magistério Público Municipal”.Por fim, o presidente do Conselho afirmou ainda que o sentimento é de esperança renovada com expectativas de dias melhores, fechando com o bordão “Juntos somos mais fortes”!!!