Atualmente uma grande quantidade de ossos provenientes de animais bovinos que são desossados no mercado municipal e nos açougues de Macarani não tem uma destinação específica. E a maioria desses resíduos acaba indo parar no lixão da cidade ou ainda pior, às vezes ficam acumulados em locais de fácil acesso as cães de rua que acabam fazendo bagunça e levando os ossos para as vias públicas.
Mas este problema que causa prejuízos tanto no quesito ambiental quanto na questão sanitária, está com os dias contados. Na semana passada a Prefeita Selma Souto e o Secretário de Agricultura, Selmo Miranda, tiveram uma reunião com Marcos Silva, proprietário do Frigorífico Sudoeste, onde o empresário requisitou a cessão da área do antigo curral da matança para instalar um posto de recolhimento dessas ossadas de animais.
Segundo informações do Secretário Selmo Miranda ao RGBAHIA, a empresa irá montar uma câmara refrigerada de acondicionamento dos ossos, evitando mau cheiro e também a presença de animais na área como cães, urubus entre outros.
No último dia 30 de junho a Prefeita Selma Souto, assinou decreto de permissão para o uso da área solicitada dentro das condições exigidas por Lei para cessão do uso de bem público municipal. Confiram alguns trechos do Decreto de número 1.434.