

A ordem é não deixar nada sem resposta ou esclarecimento da parte dos órgãos e departamentos da administração pública municipal, já que o governo da Prefeita Selma Souto (PSD) tem como slogan “Transparência e Responsabilidade”. E essa determinação vinda da própria gestora a sua equipe de trabalho vem sendo cumprida a risca pelos secretários e chefes de departamentos.
Depois de ontem quarta-feira, quando a Secretaria de Ação Social e o CRAS, emitiram nota se defendendo das acusações feitas nas redes sociais em razão das fotos tiradas na entrega da RG a Jucilande Carlos dos Santos (Dutão), nesta quinta-feira feira é a vez da Secretaria de Educação também se defender de boatos, politicagem e fake news (notícias falsas), que também foram publicadas e comentadas na redes sociais em grupos do WhatsApp e Facebook.

A nota e o caso:
“Nesta semana houve ataques à Secretaria de Educação em grupos de WhatsApp com o compartilhamento de FAKE NEWS envolvendo o Programa Bolsa Família na Educação. O teor dessa FAKE NEWS dizia que o município havia perdido o “programa” por não ter cumprido o prazo de 07/06 para repassar informações sobre o acompanhamento da Frequência Escolar no município.”
Cabe esclarecer:
-
“O programa Bolsa Família possui o acompanhamento de duas condicionalidades: Saúde e Educação. Cabe à educação, no início da gestão, indicar um coordenador para o acompanhamento da frequência dos alunos nas escolas e informar em um sistema próprio. Esse sistema mudou e o município tem até o dia 07/07 para cadastramento desses coordenadores municipais. O que já foi feito.”
-
“Na FAKE NEWS dizia que este prazo encerraria no dia 07/06, o que não é verdade. Esse prazo era para cadastramento dos coordenadores estaduais conforme cronograma do Ministério da Educação.”
-
“Na FAKE NEWS também dizia que em razão disso os alunos que recebem Bolsa Família seriam prejudicados, o que também não é verdade, pois além de o cadastramento do coordenador estar dentro do prazo o acompanhamento da Frequência Escolar está suspensa neste período de Pandemia.”
Esclarecimentos enviados pela Secretária Municipal de Educação, Professora Jeane Oliveira.
O RGBAHIA, entrou em contato com Cleidinho Lisboa, Coordenador do CRAS e por muitos foi o responsável pelo cadastramento dos beneficiários do Bolsa Família em Macarani. Ele confirmou as informações da Secretaria e nos enviou documentos que atestam a veracidade do que diz a nota. Acessem o link abaixo e leiam tudo sobre o que diz a Lei e a ordem.
SEI_MEC – 2641409 – Ofi݁cio-Circular