A semana passada começou preocupante para a população de Macarani com a divulgação do Boletim da Secretaria da Saúde que trazia o aumento do número de casos ativos que havia subido rapidamente de um para quatorze casos. A preocupação foi exatamente pela subida vertiginosa depois de ter chegado a quase zero, mas, esta semana já é novamente de mais otimismo.
O Boletim divulgado na última sexta-feira, 07/05 já trouxe a informação de que nos casos tiveram ao longo da semana uma redução de 50% e caíram de 14 para sete os casos ativos. A Secretaria também divulgou um Boletim especial com o número de pessoas vacinadas que mesmo com as poucas doses de vacina que chegam, aponta que de primeira dose já receberam a vacina 3.450 (três mil quatrocentos e cinquenta) pessoas.
E para a segunda dose que garante imunização total contra a doença, já foram vacinadas 1.340 (mil trezentos e quarenta), e só não é maior o número de imunizados com a segunda dose porque as remessas da Coronavac foram atrasadas, o que prejudicou todo o cronograma vacinal.
Prorrogado de novo – Enquanto isso prá variar, o governado Rui Costa prorrogou novamente, desta vez para até 17 de maio o toque de recolher em todo o estado. De acordo com o governo, em 227 municípios, inclusive Macarani, o toque de recolher vale das 20h às 5h.
Já nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta.
Fica proibida, em toda a Bahia, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 14 maio até as 5h de 17 de maio. Para a venda de bebida alcoólica aos finais de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI por cinco dias consecutivos.